
Nem todas as baterías são iguais, e por vezes até o consumidor mais engenhoso pode ser surpreendido por um tipo de diversão de má qualidade que não dura tanto tempo como se esperava. GS Yuasa explica a importância da escolha de um fabricante de equipamento original e os riscos potenciais de uma bateria de má qualidade.
Com tantas opções disponíveis, é importante compreender que pode haver diferenças significativas entre os fabricantes e os importadores de baterias.
Os fabricantes de equipamento original (OEMs), tais como a GS Yuasa, controlam cada elemento do desenvolvimento e construção de uma bateria, desde o desempenho que esta proporciona até à forma como é produzida. Isto inclui a utilização de materiais de chumbo de alta qualidade, caixas e separadores e testes regulares para assegurar que as impurezas são mantidas a um mínimo absoluto. As baterias GS Yuasa são desenvolvidas de acordo com uma especificação e são exaustivamente testadas para assegurar que todos os produtos vendidos cumprem esta especificação.
Os importadores adquirem as suas baterias com controlo limitado sobre a sua produção, tipicamente comprando uma bateria a uma variedade de fábricas antes de a rotularem de acordo com uma especificação desejada. Isto significa que podem ser inconsistentes em termos de qualidade e desempenho real.
Quando se trata de baterias, o velho adágio“barato é caro” é especialmente verdadeiro. Se uma bateria parece barata, há provavelmente uma razão para isso. Infelizmente, os testes laboratoriais da GS Yuasa descobrem regularmente algumas práticas preocupantes utilizadas para reduzir o custo da bateria. Estes incluem:
Redução do conteúdo de chumbo
Uma vez que o chumbo é o principal custo de uma bateria, a redução do seu conteúdo pode levar a poupanças significativas. No entanto, fazê-lo resultará sempre num produto que é inferior e fornece menos valor global do que o equivalente ao GS Yuasa.
Uma forma comum de reduzir o conteúdo de chumbo é reduzir a densidade de chumbo ou o número de placas por célula. O número de placas de chumbo de uma bateria determina o seu desempenho. A utilização de mais placas aumenta a especificação da ampere hora e prolonga a vida útil.
O peso da bateria tem sido historicamente utilizado como um indicador de qualidade. Isto significa que as baterias de menor qualidade e menor custo contêm menos chumbo, resultando numa bateria consideravelmente mais leve. No entanto, em casos extremos, sabe-se que fabricantes sem escrúpulos incluem uma camada de areia ou betão no fundo de uma bateria para aumentar o peso global, tornando a comparação directa difícil.
Por esta razão, a GS Yuasa aconselha a escolher uma marca de bateria reconhecida, como as suas marcas GS ou Yuasa. Fazendo-o, irá garantir que compra uma bateria em que pode confiar para um desempenho garantido.
Sobre-especificação, muitas vezes para esconder um mau desempenho
O excesso de especificação é o processo de inflacionar as classificações de desempenho de uma bateria, geralmente para mascarar uma redução no conteúdo de chumbo e, consequentemente, no desempenho. Infelizmente, a sobre-especificação é generalizada entre as baterias baratas. Isto significa que nem sempre é claro o que se obtém, quer se trate de uma redução no desempenho ou de uma redução na vida útil.
Todas as baterias GS e Yuasa são fabricadas segundo normas rigorosas e cumprem sempre o desempenho declarado no rótulo. Cumprem os regulamentos de marcação de capacidade da UE introduzidos em 2010. Estes ditam que as etiquetas de capacidade da bateria reflectem com precisão o desempenho da bateria. Para satisfazer os requisitos, todas as baterias devem atingir pelo menos 100% da capacidade nominal indicada no rótulo para CCA e 90% para ampere-hora. A GS Yuasa visa atingir 100% da capacidade nominal Ah e CCA da bateria tanto nas suas baterias de lazer da marca GS como Yuasa, assegurando que os parâmetros especificados na norma EN são de longe excedidos.
De facto, GS Yuasa também inclui classificações de watt hora e ciclo juntamente com as capacidades CCA ou A (EN) e Ah. Isto não só facilita aos consumidores a compreensão do que está disponível, mas também a determinação do valor global.
Redução dos elementos de segurança
Outra forma de reduzir o custo de uma bateria é eliminar funções adicionais. Todas as baterias de lazer GS e Yuasa incluem características de segurança melhoradas, tais como um pára-chamas integrado, que protege contra fontes externas de ignição que entram na bateria, e pegas de transporte robustas que são incorporadas para um manuseamento mais seguro.
Muitas baterias de baixo custo omitem estas características por uma questão de economia, mas todas elas desempenham um papel importante para tornar uma bateria apta a ser utilizada, ao mesmo tempo que oferecem protecção de segurança.
Custo global de funcionamento
Embora a compra de uma bateria mais barata possa parecer uma vitória rápida no momento da compra, o custo total de propriedade deve ser tido em conta na decisão de compra.
Embora uma bateria premium possa custar um pouco mais do que um equivalente barato, é provável que proporcione uma vida útil muito mais longa e, por conseguinte, negue qualquer poupança inicial. Isto é contrário à ideia de que algo é mais barato porque oferece mais valor.
Por exemplo, se uma bateria de topo de gama proporciona 30% mais vida útil do que o seu equivalente de baixo custo, e a diferença de preço é inferior a 30%, então a bateria de topo de gama oferece melhor valor em termos reais.
Embora alguns possam achar difícil justificar o preço inicialmente mais elevado, quando se tem em conta o custo total da operação, uma bateria de ponta mais alta oferece muitas vezes uma relação custo-benefício significativamente melhor.
Por conseguinte, o fabricante japonês aconselha sempre a escolher uma bateria de um fabricante de equipamento original (EO) respeitável. Por exemplo, as baterias da marca Yuasa da nossa empresa GS Yuasa, que são equipamento padrão para a marca Swift, a número um da Europa em veículos de recreio e para milhares de proprietários de caravanas e autocaravanas todos os anos.
Para informações mais detalhadas sobre baterias de lazer, ou para saber mais sobre a gama de baterias de lazer verificadas pelo NCC da Yuasa(um organismo comercial britânico que representa os interesses colectivos de quatro sectores de produtos: turismo, autocaravanas, caravanas e produtos de lazer), por favor visite www.yuasa.com/